A Eduem publica livros de caráter técnico-científico, didático, literário, cultural e histórico em diferentes áreas do conhecimento, conforme critérios definidos pelo Conselho Editorial, sendo responsável também por sua distribuição e comercialização. A política editorial prevê a avaliação de propostas de publicação pelo Conselho Editorial e por avaliadores/as externos/as (avaliação por pares), nos formatos livro impresso e/ou e-book, tradução e reedições. Além disso, a política editorial prevê coedições com editoras universitárias ou particulares e comercialização em regime de consignação de títulos de outras editoras.
A proposta de publicação pode ser submetida nos formatos: livro (monografia); coletânea (volume editado); tradução.
Propostas de submissão nos formatos livro e coletânea podem ser enviadas para avaliação como: publicação não vinculada à Coleção; publicação da Coleção Fundamentum (foco didático-pedagógico); publicação da Coleção Documentos e História (foco em documentos históricos).
2.1 Publicação não vinculada à Coleção
Compreende proposta de publicação de caráter técnico-científico, didático, literário, cultural e histórico em diferentes áreas do conhecimento, sem integrar Coleção.
2.2 Publicação da Coleção Fundamentum
Formada por livros de caráter didático-pedagógico e com preço acessível, de modo a atender preferencialmente acadêmicos/as de graduação da Universidade Estadual de Maringá.
2.3 Publicação da Coleção Documentos e História
Formada por obras de divulgação de documentos relevantes para a história (regional, brasileira e/ou mundial) e não possui limites de ordem temática ou cronológica. Os documentos históricos passíveis de comporem a Coleção compreendem reedições (fac-símile ou não), obras clássicas ou raras, manuscritos ainda não editados, entre outros. A Coleção também publica séries documentais (vários documentos relacionados a um único tema no mesmo volume).
Os livros publicados pela Eduem são submetidos ao
Conselho Editorial, o qual é formado por docentes da Universidade Estadual de Maringá. A
atribuição do Conselho é definir e implementar a política editorial, avaliar,
selecionar e deliberar pela publicação (ou não) dos originais apresentados pelos/as
proponentes, bem como estabelecer os critérios de excelência e os padrões de qualidade da
publicação.
Em consonância com a análise do Conselho Editorial, as propostas
aprovadas são encaminhadas para a avaliação de, no mínimo, dois/duas consultores/as
externos/as ad hoc, pertencentes à área de
interesse e de competência reconhecida no meio acadêmico-científico, por meio de parecer
técnico-científico. Somente após a avaliação de consultores/as externos/as
ad hoc é que o Conselho Editorial analisa e delibera
pela aprovação (ou não) da proposta de publicação.
Os livros publicados pela Eduem obedecem aos seguintes trâmites:
a)
Submissão da proposta por meio do sistema OMP;
b) Avaliação prévia da proposta
pelo Conselho Editorial da Eduem;
c) Avaliação da proposta aprovada pelo Conselho Editorial
por, no mínimo, dois/duas consultores/as ad hoc, externos/as à UEM, pertencentes
à área de interesse e de competência reconhecida no meio
acadêmico-científico, por meio de parecer técnico-científico;
d) Decisão do
Conselho Editorial após a análise das avaliações realizadas por consultores/as ad
hoc.
e) Comunicação da decisão do Conselho Editorial a autores/as.
f) Início do processo editorial, em caso de aprovação da proposta de publicação.
A preparação do manuscrito deve observar atentamente o foco da publicação (ser ou não parte de Coleção), bem como as normas requeridas para essa finalidade.
4.1 Da preparação do manuscrito e de seu formato
4.1.1 Proposta não vinculada à Coleção
Pode ser enviada para publicação como livro ou coletânea, nos formatos impresso ou e-book (PDF ou ePUB), sem limite de número de páginas.
Proposta no formato de Coletânea deverá apresentar padronização em sua estrutura textual (introdução/considerações iniciais, título de seção, subseção e conclusão/considerações finais), redação, referências, notas de rodapé explicativas, apresentação de autores/as, além de disposição equilibrada dos textos. Ao final, em Sobre autores/as, deve conter dados de autores/as e organizadores/as em ordem alfabética (biografia resumida).
Proposta resultante de tese e dissertação deve ser, obrigatoriamente, reformulada para o formato livro, com linguagem acessível. É necessário levar em consideração que a tese/dissertação é um material elaborado, a priori, para ser lido e julgado por pesquisadores/as especializados/as na área.
4.1.2 Proposta vinculada à Coleção Fundamentum
Proposta vinculada a esta Coleção será publicada no formato impresso e deve ter, no máximo, 50 (cinquenta) páginas com espaçamento 1,5 e fonte de tamanho 11, devido às limitações técnicas de produção. Deverá apresentar Declaração do/a responsável pela correção textual/gramatical da proposta, com indicação da formação acadêmica do/a revisor/a.
4.1.3 Proposta vinculada à Coleção Documentos e História
Publicada apenas no formato digital (PDF ou ePUB). O formato impresso pode ser viabilizado desde que fomentado com recursos externos à Eduem ou em casos em que houver interesse expresso da Editora e disponibilidade orçamentária. A submissão de proposta a essa Coleção requer Autorização fornecida pelo/a detentor/a dos direitos autorais do/s documento/s original/ais (Editora, Autor/a ou responsáveis).
4.1.4 Proposta de tradução
O/a proponente deverá apresentar, no ato da submissão, Autorização para tradução e publicação fornecida pelo/a detentor/a dos direitos autorais do original (Editora e/ou Autor/a). É de responsabilidade do proponente a tradução e a revisão técnica, ortográfica e gramatical da proposta de tradução. Esse documento deve ser incluído após anexar o manuscrito (com e sem identificação).
4.1.5 Proposta de reedição
O/a proponente deverá apresentar, no ato da submissão, Autorização para reedição fornecida pelo/a detentor/a dos direitos autorais do original (Editora e/ou Autor/a). Esse documento deve ser incluído após anexar o manuscrito (com e sem identificação).
4.2 Orientações para apresentação formal do manuscrito
Siga atentamente as Diretrizes para apresentação formal do texto , observando as orientações do Quadro 1 e os exemplos de referências.
Para submissão de propostas de publicação, o/a proponente deverá apresentar:
5. 1 Texto com conteúdo completo, em dois arquivos: o primeiro com autoria e o segundo sem autoria (ausente de identificação de autoria em qualquer parte do texto, seja nas páginas iniciais, em notas de rodapé, referências ou propriedade do documento);
5.2 Informações complementares à proposta clique aqui para visualizar ;
5.3 Declaração do/a responsável pela correção ortográfica e gramatical do texto (modelo de declaração) (somente para propostas submetidas à Coleção Fundamentum);
5.4 Autorização para publicação de tradução (modelo de autorização) ou reedição
de obras (modelo de autorização) (quando
for o caso).
O direito autoral é conferido por lei à pessoa física ou jurídica criadora da obra intelectual, assegurando benefícios morais e patrimoniais de sua obra. Nesse sentido, todos/as autores/as deverão observar a lei de direitos autorais n. 9.610/98.
Ao submeter proposta de publicação à Eduem o/a autor/a garante que o trabalho é original e não foi elaborado com violação a quaisquer direitos de terceiros. O/a autor/a também garante que todas as autorizações necessárias para inclusão de conteúdos complementares (ilustrações, quadros, tabelas, outros) foram obtidas e se compromete a indicar a fonte originária dos conteúdos complementares. O/a autor/a ainda declara que a proposta submetida não contém declarações difamatórias, que atentem contra a moral, o código de ética e a Universidade Estadual de Maringá e/ou que violem direitos de propriedade intelectual.
Ao submeter proposta de publicação à Eduem o/a autor/a declara ainda ter cumprido rigorosamente com todos os procedimentos éticos necessários ao desenvolvimento de pesquisa com seres humanos, animais experimentais, engenharia genética e meio ambiente (quando for o caso).
Os nomes e endereços informados por autores/as serão usados exclusivamente para os propósitos de submissão de propostas e não serão divulgados ou oferecidos para terceiros.