Diretrizes para apresentação formal do texto

Quadro 1 – Diretrizes para apresentação formal do texto

Formatação 

Normas da ABNT  

Texto

Paginado/Numerado (margem superior, à direita).

Configuração de página, fonte, tamanho de letra, espaçamento entrelinhas, margens e alinhamento

O texto deverá apresentar a seguinte formatação: A4, Times New Roman 12, espaçamento 1½, margens 2,5 cm e parágrafo justificado.

Título do livro

Primeira letra maiúscula; o restante em letra minúscula. Usar negrito e centralizado.

Obs.: títulos do livro e capítulos não devem ser longos.

Tópicos do livro

Os tópicos e subtópicos do livro devem ser numerados e negritados, recuados à esquerda, sendo apenas a primeira letra maiúscula e o restante em letra minúscula.  

Palavras em destaque no corpo do texto e em títulos

Usar apóstrofo (e não aspas). Ex: Ex: sua boca é ‘doce’ como mel.

Palavras em outros idiomas ou expressões latinas

Utilizar itálico.  Ex: “Nesses termos, o film noir  trouxe para as telas do cinema [...]” (Valim, 2005, p.157).

Menção a títulos de obras, capítulos e artigos de periódicos dentro do texto

Utilizar itálico. Ex: Memórias do subsolo, de Fiódor Dostoiévski, é uma obra inebriante.

Citação no texto  

As citações diretas no texto (inclusive de entrevistas) com até três linhas, devem estar entre aspas duplas. Citar o sobrenome do/a autor/a seguido do ano da publicação e do número da página. Ex: “O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão” (Freire, 2002, p. 13).

Para citação indireta, não é necessário colocar a página. Ex: (Daemon, 1974).

Usar o sistema de chamada autor-data, com menção a autores/as somente com a primeira letra maiúscula. Ex: Lara (2010).  O mesmo deve ocorrer quando autores/as são mencionados/as entre parênteses. Ex: (Frigotto, 2021).

Para entidades coletivas, use a mesma forma de entrada da referência.  Ex.: (Brasil, 2004); (IBGE, 2010).

Citação recuada

As citações diretas, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte tamanho 10, sem aspas, com espaço 1½  antes da citação e depois da citação.

 

Citação com supressão de texto

Uso obrigatório de reticências entre colchetes [...]. No caso de entrevistas, utilize [...] para supressão da fala.

Destaque em citações

Para destacar palavra ou trecho da citação, utilizar negrito e a expressão grifo nosso (quando autores/as querem destacar partes em uma citação), grifo do autor (quando a própria citação já contém partes negritadas no original), entre parênteses. Ex: […] O que se pode afirmar é que a causa NÃO é psicológica, mesmo se a evolução, a patoplastia e a apresentação do quadro são únicas, estas sim sendo causadas pelo ambiente psicológico (Tengan; Maia, 2004, p. 5, grifo do autor).

Em citações recuadas que apresentem palavras em destaque com aspas no original, substituir aspas por apóstrofo.

Citação de entrevista no corpo do texto (até 3 linhas)

Citar a fala entre aspas. Mencionar o/a entrevistado, seguido do ano, entre parênteses.

Ex.: “[...] eu gostava de jogar capoeira, porque era uma forma de brincar com meu corpo e aprender por meio dele” (João, 2021).

Tradução no corpo do texto

Usar tradução nossa, entre parênteses. Ex: “este é o transtorno mental a que mais investigações bioquímicas e genéticas se propagaram, e do qual mais amplamente se proclamou haver descoberto a causa em uma molécula ou gene particular” (Lewontin, Rose, Kamin, 2013, p. 275, tradução nossa)

Citaçãos bíblica

“Das sobras dos trabalhos fazem-se os ídolos” (Sb 13,10-19).

Ex.: Livro da Sabedoria / capítulo décimo terceiro/ versículo décimo ao décimo nono.

Textos da Patrística  

Serão referenciados em conformidade com padrões estabelecidos na área. Independente da edição ou tradução, deverão ser nominados.

Ex: (Agostinho, De trindade, XV, 27,§ 49).

Nesse exemplo, o livro de Agostinho refere-se ao livro 15, capítulo 27, § 49, da obra De Trinitate.

Textos escolásticos

Serão referenciados em conformidade com padrões estabelecidos na área, independente da edição ou tradução. Ex: (Tomás de Aquino, Suma teológica, II-II, q. 5, a. 2, rep).

Nesse exemplo, a Suma teológica refere-se à segunda seção da segunda parte, questão 5, artigo 2, resposta.

Textos clássicos

Serão referenciados em conformidade com padrões estabelecidos na área, independentemente da edição ou tradução. Opcionalmente, pode-se indicar a data de publicação original, seguida da data da publicação consultada. Ex: “Ali também Timor, que o lenho manda/Sândalo, salutífero e cheiroso” (Camões, Lusíadas, Canto X, estr. 134).

Epígrafe

Recuada a 4 cm, fonte tamanho 10. Citar o sobrenome do/a autor/a somente com a primeira letra maiúscula, seguido do ano da publicação e do número da página. Deve constar na lista de referência.

Numeração de páginas

Números completos. Ex: p. 344−343.

Pontuação após citação

Uso do ponto final após parênteses.  Ex: De modo que “[...] linguagem dissociada do seu uso comunicativo, ou seja, uma linguagem completamente monolítica, não pode ser pensada consistentemente como linguagem” (Habermas, 2001, p. 61).

Menção a fonte digital no corpo do texto quando não tiver autoria definida, no intuito de comunicar a origem da informação

Colocar a fonte em nota de rodapé. Usar: Disponível em: www... Acesso em: mês e ano. Ex: Disponível em: www.eduem.uem.br. Acesso em: set.2021.

Siglas

Usar letras maiúsculas apenas para siglas com até três letras. Ex: CIA, ONU.

Usar somente a primeira com letra maiúscula para siglas com mais de três letras (quando for uma palavra pronunciável). Ex: Unesco, Petrobrás.

Para siglas que exigem leitura letra por letra, usar apenas letras maiusculas. Ex: SBPC, FGTS.

Quando uma sigla é apresentada pela primeira vez no texto deve estar entre parênteses. Ex: Serviço de Comutação Bibliográfica (Comut).

As exceções seguem as regras  estabelecidas pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

Ilustração (desenho, esquema, fluxogramas, fotografia, gráfico, mapas, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem,

infografias, entre outros)

As imagens, fotos e ilustrações deverão estar nos formatos PSD ou JPEG, em escala 100% e com, no mínimo, 300 dpi de resolução. Caso o/a proponente queira utilizar alguma imagem de marca registrada, deverá entrar em contato com o/a detentor/a dos direitos autorais e solicitar autorização por escrito para uso na publicação, responsabilizando-se pelas despesas financeiras provenientes do pagamento desses direitos.

A identificação das fontes de imagens aparece na parte superior precedida da palavra desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outras, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e respectivo título.

Ex: Quadro 1 – Modelos de Habilidades.

Após a identificação, também na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do/a próprio/a autor/a), legenda, notas e outras informações necessárias a sua compreensão (se houver).  

Ex: Fonte: Elaborado pelo/a autor/a.  

      Fonte: Louzã (2007, p. 170).

Legendas das ilustrações e tabelas devem usar fonte Times, tamanho 11 e espaçamento simples.

Tabelas

As tabelas devem ser apresentadas conforme diretrizes do IBGE. Sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra Tabela, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e respectivo título.

Tabela 1 ‒ Quantificação das fases orgânicas e aquosas em diferentes  condições de síntese do biodiesel

In e et al.

Usar itálico.

Sobre Autores/as

Padronizar a síntese biográfica de todos/as os/as autores. Usar letras minúsculas para doutores/as, mestres/as e iniciais maiúsculas para áreas de conhecimento e instituições. Ex: Pedro Goergen −  Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Maximilians Universität de Munique. Pós-doutorado pela Universidade de Bochum e pós-doutorado pelo Instituto Max Planck de Berlim. 

Travessão, hífen e meia-risca

Padronizar o uso no texto.

Travessão (__): tem como finalidade indicar o discurso direto ou dar ênfase em trechos de textos. Ex: — Olá, querida. — Oi, professora. Vamos iniciar a pesquisa?. Ex: O Brasil  um dos países mais violentos do mundo  precisa de investimento em educação.

Meia-risca (–): usado para unir valores extremos de uma série. Ex: 1983–2021; p.233–234; A–Z.

Hífen (-): comumente usado para unir palavras. Ex: couve-flor, segunda-feira.

Referências

Indicar somente as obras citadas no corpus do texto. Todas as referências precisam estar completas. Usar espaço simples e prenomes abreviados. Usar negrito para títulos das fontes consultadas.

 

A lista de referências  deve constar ao final da obra. No caso de coletânea, cada capítulo deve trazer sua respectiva lista de referências. A norma vigente para apresentação de referências bibliográficas é NBR-6023. Cf. Apêndice ‒ Exemplos de referências, ao final desse documento.  

Exemplos de Referências 

 

Livro  

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

SILVA, J. A.P.; NEVES, M. C. D.  O codex Cigoli-Galileo: ciência, arte e religião num enigma copernicano. Maringá: Eduem, 2015.

Capítulo de livro

CATANI, A. M. Pierre Bourdieu: um estudo da noção de campo e de suas apropriações brasileiras nas produções educacionais: proposta de trabalho. In: AZEVEDO, M. L. N. de (org.). Políticas públicas e educação: debates contemporâneos. Maringá: Eduem, 2008. p. 231–250.

 

Coletâneas

 

AZEVEDO, M. L. N. de (org.). Políticas públicas e educação: debates contemporâneos. Maringá: Eduem, 2008.

 

Obra em coleção

WENETZ, I.; ATHAYDE, P.; LARA, L. (org.). Gênero e sexualidade no esporte e na educação física. Natal, RN: EDUFRN, 2020. (Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE ; 6). Disponivel em: http://www.cbce.org.br/item/genero-e-sexualidade-no-esporte-e-na-educacao-fisica---ciencias-do-esporte--educacao-fisica-e-producao-do-conhecimento-em-40-anos-de-cbce. Acesso em: 25 ago. 2021.

DINIZ, D. O que é deficiência? São Paulo: Brasiliense, 2012. (Coleção Primeiros passos ; 324).

Enciclopédia

KOOGAN,A; HOUIAIS, A. (ed.). Enciclopédias e dicionário digital 98. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM.

 

RAYWARD, W. B. The International Federation for Information and Documentation FID. In: WIEGAND, W. A.; DAVIS Jr., D. G. (ed.). Encyclopedia of library history.  New York: Garland Press, 1994. p. 290-294. Disponível em: http://people.lis.illinois.edu/~wrayward/otlet/FIDHIST2.htm. Acesso em: 20 fev. 2012.

Artigos de revista

 

MENDES, C. M. M.  A importância da pesquisa de fontes para os estudos históricos. Acta Scientiarum Education, v. 33, n. 2, p. 205–209, 2011.

SALAZAR, H.; SVILAR, L.; GARCÍA, L.; GONZÁLEZ-LAGO, L.; CASTELLANO, J. Negative impact of Covid-19 home confinement on physical performance of elite youth basketball players. Nutrients. No prelo.

PAVLIDIS, A.; FULLAGAR, S. The pain and pleasure of roller derby: thinking through affect and subjectification. International Journal of Cultural Studies, v. 18, n. 5, p. 483–499, 2015.

COSTA, V. R. À margem da lei: o Programa Comunidade Solidária. Em Pauta: revista da Faculdade de Serviço Social da UERJ, n. 12, p. 131–148, 1998.

Trabalho em evento

LOPES, C. S. A questão da autoridade do professor frente à atuação policial no interior da escola. In: ENCONTRO ANUAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNOESTE, 3., 2000, Presidente Prudente. Anais [...]. Presidente Prudente: Unoeste, 2000. p. 243–244.

 

Obra traduzida

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Tradução Carlos Nelson Coutinho. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. v. 1.

Monografia, dissertação e tese

 

MOTERLE, L. M. Análise biométrica da qualidade fisiológica de sementes de milho. 2010. Tese (Doutorado) ‒ Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2010.

 

Entrevistas 

MENDONÇA, L.; SUTTON, R. Como obter o sucesso na era do código aberto. Entrevistado: Mitchekk Baker. HSM Mangement, São Paulo, ano 12, v. 5, n. 70, p. 102–106, set./out. 2008.  

 

HAMEL, G. Eficiência não basta: as empresas precisam inovar na gestão. [ Entrevista cedida a] Chris Stanley. HSM Management, São Paulo, n. 79, mar./abr. 2010. Disponível em: http://www.revistahsm.com.br/coluna/gary-hamel-e-gestao-na-era-dacriatividade/. Acesso em: 23 mar. 2017.

 

Arquivos

 

ITÁLIA. Ministero Degli Esteri. Servizio Storico e Documentazione. Fascicolo Integralismo: Ofício de Menzinger, Rio de Janeiro, 3 fev. 1937. (Busta, n. 15).

 

SALGADO, P. A Marcha. Rio Claro: Arquivo do Munícipio de Rio Claro, jan. 1961. (Caixa 6, E7, doc. 6).

 

Fotos 

LOCATELLI, A. C.  Universidade Estadual de Maringá: 30 anos. 1999. 1 fotografia, color. , 7 x 15 cm.

 

KELLO, Foto & Vídeo. Escola Técnica Federal de Santa Catarina. 1997. 1 álbum (28 fotos): color., 17,5 x 13 cm.

 

CESP; TERRAFOTO. Recobrimento aerofotogramétrico do litoral sul. São Paulo: CESP, 1981. 1 foto índice, p&b, papel fotogr., 89 x 69 cm. Escala voo 1:33.000; Escala foto-índice 1:100.000. Folha SG23–V–C-I. Articulação Q28AA. Data do voo: 1980/81. Conteúdo: faixa 21, fotos: 024–029; faixa 22A, fotos: 008–013; faixa 23A, fotos: 007011; faixa 24, fotos: 012–015; faixa 25, fotos: 010–011; faixa 26, fotos: 008–009; faixa 27, foto: 008.

 

Documento iconográfico em meio eletrônico 

 

STOCKDALE, R. When´s recess? [2002?]. 1 fotografia, color. Disponível em: http://www.webshots.com/g/d2002/1- nw/20253.html. Acesso em: 13 jan. 2001.

 

CENTRO DE CAPACITAÇÃO DA JUVENTUDE. Chega de violência e extermínio de jovens. [2009]. 1 cartaz, color. Disponível em: http://www.ccj.org.br/site/documentos/Cartaz_Campanha.jpg.  Acesso em: 25 ago. 2011.

 

 

Vídeo no Youtube 

TUTORIAL da ebsco host. [S.l. : s.n], 27 nov. 2015; 1 vídeo (4 min 34 seg). Publicado no canal ebsco. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FXMrYV0uWFQ. Acesso em: 10 abril 2019.  

 

Obras de arte 

SAMÚ, R. Vitória, 18 h 35 min. 1977. 1 gravura, serigraf., color., 46 x 63 cm. (Coleção particular).

 

BRUEGHEL, P. Jager im Schnee (Winter). 1565. Oil on oak wood, ,170mm(46.06in) X 1,620mm(63.77in). Viena: Kunsthistorisches Museum, 1594. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pieter_Bruegel_the_Elder_- _Hunters_in_the_Snow_(Winter)_-_Google_Art_Project.jpg. Acesso em: 25 ago. 2020.

Cartas 

 

LISPECTOR, C. [Carta enviada para suas irmãs]. Destinatário: Elisa e Tânia Lispector. Lisboa, 4 ago. 1944. 1 carta. Disponível em: http://www.claricelispector.com.br/manuscrito_minhasqueridas.aspx. Acesso em: 4 set. 2010.

 

Obras Patrísticas, Escolásticas, Clássicas

 

AGOSTINHO, Santo, Bispo de Hipona. Trindade. São Paulo: Prior Velho; Paulinas, 2007. Livro 15, cap. 27, § 49.

 

TOMÁS DE AQUINO, Santo. Suma teológica. São Paulo: Loyola, 2003. Primeira parte, questão 1, artigo 2.

 

CAMÕES, L. de. Os Lusíadas. Lisboa: Parceria Antonio Maria Pereira, 1916. Canto x, estr. 134.

Versículo da Bíblia

SABEDORIA. In: BÍBLIA de Jerusalém. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2008. p. 1127–1128.

 

Bíblia no todo 

 

BÍBLIA de Jerusalém. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2008. p. 1127–1128.

 

           

Legislação

MARINGÁ (Paraná). Secretaria Municipal de Saúde.  Decreto N. º 445/2020. Declara situação de emergência no município de Maringá e define outras medidas de enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus.Disponível em:http://www2.maringa.pr.gov.br/cdn-imprensa/decreto445.pdf. Acesso em: 25 ago. 2021.

 

Jurisprudência 

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula nº 14. In: Súmulas. São Paulo: Associação dos Advogados do Brasil, 1994. p. 16.  

 

Documento jurídico em meio eletrônico 

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula nº 14. Não é admissível, por ato administrativo, restringir, em razão de idade, inscrição em concurso para cargo público. Disponível em: http://www.truenetm.com.br/jurisnet/sumussStf.html. Acesso em: 29 nov. 1998.